Sure dicas: Primeiro ano de faculdade

10:26:00

We Heart It/SWHAB
Não é fácil escolher o curso que irá definir o seu futuro. Sem pressão, são apenas 4 ou 5 anos da sua vida. Coisa mole. Bom, não é bem assim. Eu sofri pra escolher o que queria cursar, são tantas opções mas pouquíssimas pessoas com o conhecimento necessário para me guiar, então acabei optando por Jornalismo.
No primeiro ano tudo é muito assustador, você não conhece ninguém, os professores não passam mais a mão na cabeça, não tem mais trabalhos para recuperar nota ou atestado médico de dor de garganta quando perder a prova.

Acabou a mordomia. E é exatamente tudo isso que te leva a surtar no primeiro ano. Mas calma, pra tudo tem um jeito.Pra isso juntei umas dicas de como não falhar na faculdade, que gostaria que algum tivesse me dito há 4 anos atrás. Teriam sido úteis.


We Heart It/SWHAB
1. Você vai ter muito tempo para fazer amizades. Não fique presa a um grupo, tente conversar com pessoas diferentes. 

2. Leve a sério os estudos, não deixe pra estudar na última hora, pois não tem trabalho extra pra ajudar com a média final, ou aquela conversa bacana com o professor.

3. Tente ser o mais organizado possível. Tenha o cronograma de provas e trabalhos. E não se esqueça de fazê-los.

4. Entre uma tarefa e outra pode se divertir, não tem nada de errado com isso. Saia com os amigos novos e velhos, vá ao cinema, teatro... Descanse a cabeça.

5. Peça ajuda se estiver com dificuldades para assimilar as matérias e até mesmo para se organizar. Peça ajuda aquele colega que entende melhor a matéria, ou para alguém da sua família para ajudar nos horários dos estudos.

6. Não faça tudo ao mesmo tempo. Sei que os trabalhos e provas muitas vezes são próximos, mas se você deixar pra fazer tudo no mesmo dia não vai dar certo.

7. Se possível não trabalhe no primeiro ano. Muitos alunos tem que trabalhar pra ajudar ou pagar sozinhos a mensalidade, mas se houver a possibilidade de não trabalhar será perfeito, pois terá todo o tempo para os estudos.

8. Não deixe para o último semestre para entregar atividades complementares. No caso da faculdade que estudo é preciso ter uma certa carga horária de atividades como, trabalho voluntário, filmes, palestras...  Em algumas faculdades isso entra como estágio obrigatório. Procure saber no primeiro ano e no segundo coloque em prática.

9. Se for necessário compre os livros, mas sempre procure em sebos ou com alunos que já se formaram. Ás vezes alguém pode te vender por um preço melhor.

10. Os 4 anos passam voando. Não tenha medo de pensar fora da caixa, de sair com 
pessoas com ideias diferentes da sua, de participar de eventos do seu campus. É nesse tempo que você vai fazer amizades inesquecíveis e terá lembranças para a vida toda.

E se no final do ano o curso que escolheu não foi o sonhado, converse com os seus pais (ou quem te ajuda a pagar) e troque de curso. Mas não faça isso faltando 1 ano para se formar. É perda de tempo, termine e faça outra. Por que não. Somos jovens, temos muito tempo.



You Might Also Like

0 comentários

Converse com a gente ♥

recent posts