Sure, resenha: Por que Indiana, João? de Danilo Leonardi

15:00:00

SWHAB
"Por que Indiana, João" trás a história de um garoto de 15 anos, alvo de apelidinhos e provocações na escola. Ok, até parece uma história bem comum e recorrente, mas garanto que esse livro é diferente e eu te conto por que logo abaixo.
Neste livro vamos conhecer a história de João, personagem principal e narrador que desde sempre sofre bullying na escola e apesar de todas as provocações e brincadeirinhas dos colegas, aguentava tudo 'na dele' e jamais revidava. O menino apesar de rejeitado pelos colegas tem um único amigo o Daniel, que veio de outro colégio no Ceará direto pra São Paulo. Daniel por sua vez também é rejeitado, mas não gosta nada da situação, já que era popular no colégio anterior.

Num certo dia, João revida o ataque do menino que mais te irrita e a situação ainda por cima isso é gravada e vira hit da internet. Daí pra frente tudo muda.

Primeiramente a melhor coisa desse livro é que o cenário bate com a nossa realidade, pois tudo acontece aqui em São Paulo e não há nenhuma líder de torcida, ou capitães do time de polo aquático. O que eu quero dizer é que, claro há por ai vários e vários livros sobre o assunto bullying mas, poucos de fato que traduzem nosso cotidiano. Então é importantíssimo termos finalmente um livro muito legal que fale sobre o assunto e que seja fácil de nos identificarmos.

Além da identificação rápida com os personagens que são muito bons, o autor trás para nós grandes questionamentos.
Depois de virar hit na internet, João vê tudo em sua vida mudar e se vê perdido tentando descobrir o que fazer ou como agir.. Já que tudo sempre foi da mesma forma e o menino jamais teve outras escolhas, agora tendo várias, ele terá que traçar novos caminhos sobre si mesmo, e descobrir quem ele realmente é.
Além de todas essas coisas, creio que o maior aprendizado de todos é a mensagem de que tudo tem uma consequência e isso vem de uma forma muito consistente no livro tanto para João, quanto para outros personagens.

Em suma, é um livro para os adolescentes de plantão. Acho que esse livro pode trazer aos jovenzinhos um gosto pela leitura, pela fácil identificação e por ter um enredo fluido e gostoso de ler.
Gostei bastante da leitura e gostei mais ainda de poder compartilhá-la com o pequeno de 11 anos aqui de casa. Ahhh, e o final é surpreendente!

You Might Also Like

0 comentários

Converse com a gente ♥

recent posts