Debate: Por que emprestar livros?

15:00:00

We Heart It/SWHAB
Você já teve a sensação de ter mudado um pouco da vida de um amigo por meio de um livro? Não? 
Já emprestou um livro e ele voltou rasgado e você ficou maluco com isso? Já emprestou um livro que não voltou?
Você precisa começar a emprestar livros!!!!!
 Paloma  Desapegue. A não ser que seja um livro autografado, edição limitada, empreste. Espalhe ao mundo mais histórias e conhecimento, não os guarde só para você. Pense que você é privilegiado em poder adquirir livros, e pense também em quem não tem a mesma sorte. Doe os livros que você sente que não vai ler de novo ou não precisa. Ostentar na sua estante aquele mundaréu de livros que você nunca mais vai ler não é legal. Pode parecer que é, mas não amigos, eles apenas ficarão mofados.

A melhor coisa em emprestar livros (mesmo que eles voltem danificados), é que além de compartilhar com os outros uma coisa que você amou, e que te tocou, é que depois disso você ganha alguém com quem poderá compartilhar a experiência. Particularmente, eu acho bem triste quando eu gosto de uma coisa e ninguém a conhece, porque eu não posso ficar dialogando com as pessoas sobre o quão incrível é.

Minha melhor experiência nisso, é com um dos meus livros favoritos, o "GO". Quando eu o li, ele simplesmente salvou um pouco a minha vida, num momento ruim, e depois que eu terminei, além de emprestar eu comprei o livro pros meus amigos que eu sentia que precisam ler aquilo e se inspirar também. Foi a minha forma de salvá-los com um livro. Eu não tinha as palavras certas pra ajudá-los, mas aquele livro tinha. Se eu fosse egoísta e decidisse não emprestar porque alguém poderia estragá-lo eu estaria tirando a chance de outras pessoas se inspirarem em algo que não foi escrito só para mim. 

Esse deveria ser nosso dever como leitores. Espalhar as palavras pelo mundo, deixar que mais e mais pessoas sejam tocadas pelo mundo da escrita, e que se encantem da mesma forma que nós por esse mundo da leitura que pode nos levar pra tantas dimensões. E isso nunca vai acontecer se continuarmos  guardando-os em nossas estante, intocáveis e impedidos de transformar vidas.

 Yumi  Nunca fui de comprar ou ganhar livros, mais pegava emprestado e até hoje é assim. Por ter morado em apartamento e dividido quarto por muito tempo, não tive/tenho o privilégio de ter pilhas e pilhas dos meus livros favoritos. 

Desde que conheci a Pah, ela que vem me emprestando todos os seus livros, e me presenteando com aqueles que como ela disse, sabe que não vai ler mais. E com isso, nós duas saímos ganhando, ela doando e ganhando um novo espaço na estante e eu de estar começando aos poucos uma coleção para chamar de minha com os livros que tem uma história por trás.

Já tive a experiência de emprestar um livro favorito e ele voltar todo zoado, e outras vezes nem pareciam que tinham sido lidos. E já aconteceu de não me devolverem (sad face) Mas fazer o quê? Posso lamentar, mas isso não vai acabar com o meu dia. Afinal é só um livro, não a minha vida. Quanto mais compartilhamos algo que gostamos, mais chances temos de fazer novas amizades, ter alguém para conversar sobre tal história.

Acho muito válido emprestar livros, assim como o projeto Book Crossing, que tem o princípio de colocar livros nas ruas e que as pessoas possam entrar no site e ver por onde o livro já passou. É legal saber quem já leu, por onde andou... E isso ajuda até para quem não tem condições de comprar livros. 

Comece emprestando aos poucos, para sua mãe (que está na mesma casa que você, então os riscos de perder o livro são poucos), depois um primo que mora distante e quem sabe um dia coloque o seu livro para viajar no Book Crossing.

Leitura alimenta a alma. Empreste livros!


You Might Also Like

3 comentários

  1. Achei uma iniciativa muito bacana do Blog entrar em um debate desse nivel, a minha opinião é que podemos e devemos SIM compartilhar os nosso livros com amigos e familiares...show ! é isso ae...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Vamos te emprestar livros hahaha

      Excluir
  2. Little B. I'm SURE you are the best cousin...i'm waiting my book...(smile)

    ResponderExcluir

Converse com a gente ♥

recent posts