Sure, entrevista: Eduardo Reis (Aqua-artworks)

14:57:00


A seguir, a primeira entrevista do ano no blog! Com Eduardo Reis, que faz umas artes incríveis que você vai conhecer e amar agora.

Edu por ele mesmo -uma pequena introdução-
Me chamo Eduardo Reis, tenho 19 anos e sou do signo de aquário. Faço curso técnico de Comunicação Visual e estou no 3º semestre. Sempre desenhei, desde muito pequeno, desenhava nas paredes, nos móveis e nos meus amigos também (risos). Acabei deixando isso de lado por cinco anos, e voltei a desenhar novamente no início de 2014 por influências de uma ilustradora que mora em Fortaleza, Juliana Rabelo. Ela talvez seja a minha maior inspiração como artista e quem me motivou a voltar a desenhar.



SWHB: Como a arte foi apresentada na sua vida? De que maneira você se envolve com ela?

Edu: Desde muito cedo minha mãe me incentivava a desenhar e pintar. Eu lembro que ela comprava vários almanaques e revistas de colorir e eu adorava aquilo. Depois, um pouco mais tarde meus amigos começaram a elogiar os meus desenhos e pediam pra que eu fizesse as capas dos trabalhos deles e tudo mais (risos). Parei de desenhar e voltei faz um pouco mais de um ano, e está sendo tudo muito maravilhoso pra mim.



SWHB:  Você tem alguma inspiração para desenhar, a gente viu  que você tem muito da cultura afro nos seus desenhos! Tem alguma ligação? Quais são suas maiores referências e em que artistas você se inspira?

Edu: Sim, eu tenho, e muitas. As minhas maiores inspirações são as mulheres em geral e a cultura negra, quando junto os dois o resultado é o que vocês vêem na página do facebook e nas outras redes sociais. 

A arte que eu produzo atualmente é o reflexo do que tem acontecido comigo ultimamente, eu aprendi a gostar da minha cor, do meu cabelo, da cultura dos meus ancestrais, sabe? Foi uma questão de aceitação, orgulho e empoderamento de quem eu sou e da cultura onde eu estou inserido como homem, gay e negro! E consequentemente isso está refletindo nos meus trabalhos. 

Bem, meus artistas favoritos, eu curto muito o trabalho da Juliana Rabelo, Sarah Soh, Jacquelin De Leon, Sapo Lendário, Iraville, Robinho Santana, Audra Auclair, e mais um monte de gente! (risos). Já as minhas referências são o trabalho de outros artistas, música, livros, filmes e séries que eu tenha assistido e a minha vida em geral.



SWHB: Quais técnicas você costuma usar nos seus desenhos?

Edu: Na maioria das vezes eu utilizo aquarela, mas ultimamente eu tenho incorporado outros materiais como lápis de cor, marcadores, acrílica e nanquim. E de vez em quando eu uso guache ou colagem. Depende muito do que eu quero passar com aquela ilustração.



SWHB: Você pode nos contar um pouco sobre seu processo criativo?

Edu: Meu processo criativo...Olha, não tem uma regra que eu siga todas ás vezes. Geralmente eu imagino a ilustração, faço alguns testes, procuro por referência no Pinterest (melhor site), e depois finalizo, outras vezes eu só desenho o que estou sentindo e pulo todas as outras etapas.

SWHB: Quando você decidiu fazer Comunicação Visual? Você acha que acabou se encontrando mais com o curso? De que maneira ele tem te ajudado na sua arte?

Edu: Decidi fazer o curso depois de uma conversa com algumas colegas com quem eu trabalhava. O curso é bom, tem me ajudado a enxergar o meu trabalho mais profissionalmente, além de me dar muito conhecimento em composição, teoria das cores e significado no meu trabalho. Todas as matérias me ajudam de alguma forma e eu acho isso muito incrível, sou muito grato pelos professores que eu tenho.




SWHB: E pra fechar, qual dica você daria pra quem está começando a desenhar?

Edu: A maior dica que eu posso dar é: nunca pare de desenhar! Depois disso, trabalho duro, procure por artistas novos sempre e rabiscar muito são as coisas mais importantes. Não se preocupe em achar o seu traço ou estilo, isso vem com o tempo. É isso, eu acho!? (risos)



YAY! A gente adorou conhecer um pouco mais do Edu, e vocês?! Não esqueçam de olhar mais da arte dele nas redes sociais Facebook/Instagram/Tumblr
Um beijo!


You Might Also Like

6 comentários

  1. Que artes lindas! º-º Me apaixonei! ♥

    BJS!!!
    http://adolescenteonlineoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindas mesmo Thacy <3

      brigada pela visitinha!

      Excluir
  2. Lindas as ilustrações!! Buscar inspiração é essencial em algumas profissões, né? Muito legal ele homenagear as mulheres e a cultura afro com sua arte! Adorei :)

    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Dai.
      Verdade, é só lindeza.
      Obrigada pela visitinha <3

      Excluir
  3. Nossa, amei as ilustrações o traço me lembrou um pouco o da Carol Rosseti. Estou tentando voltar a desenhar, mas é um pouco difícil pra mim quando chega a hora de buscar inspiração e continuar, fico muito ansiosa pra achar meu traço.
    Amei a entrevista e principalmente a questão das artes do Eduardo retratarem a cultura afro.

    Beijos, Le.

    refracaocultural.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, até que é parecido Le!
      Eita, voltar é sempre difícil, mas você consegue, mantenha o foco haha

      Obrigadaaaaaaaa
      <3

      Excluir

Converse com a gente ♥

recent posts