Sure, resenha: Sejamos Todos Feministas de Chimamanda Ngozi Adichie

15:00:00



"Sejamos Todos Feministas" é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1,5 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé. 
Apesar do nome complicado, Chimamanda, conseguiu colocar em suas palavras, de forma simples e muito compreensível o feminismo e o motivo pelo qual precisamos tanto dele.
Ao longo do livro ela nos conta por meio de histórias pelas quais viveu e contexto histórico, pontos sobre a desigualdade de gêneros e ás vezes em que o machismo prevaleceu. Passamos a conhecer o cotidiano e a vivência de uma nigeriana, que apesar de estar geograficamente longe de nós, vive muito do que nós, mulheres brasileiras temos vivenciado.

O culto ao machismo não é muito diferente lá na África, talvez por aqui a gente tenha evoluído um tantinho à mais, porém posso confirmar como ela confirmou em seu livro que ainda não evoluímos o suficiente.

Chimamanda trás questionamentos que não vão sair da sua cabeça, coisas que todos devíamos nos perguntar. "Por que o sucesso da mulher parece ameaçar o homem?"
"Fazemos tarefas domesticas porque gostamos ou porque assim fomos ensinadas a fazê-las?"

Ela tira todos os estereótipos vinculados as mulheres que se assumem feministas, e enfatiza o quanto precisamos dizer não ao machismo.

SWHAB
Numa leitura fácil e rápida, "Sejamos todos Feministas" tem um único ponto negativo, é muito curto! Dá vontade de ficar horas e horas lendo sobre o assunto.
Chimamanda soube expor com clareza e objetividade o feminismo em suas palavras, e isso torna o livro ótimo para quem se interessa pelo assunto ou pra quem quer começar a aprender sobre.

Foi uma leitura ótima, e indico fortemente. Por fim, deixo por aqui um trecho do livro, para que desperte em vocês mais vontade de ler e claro, para reflexão.


"...O problema da questão de gênero é
que ela prescreve como devemos ser em
vez de reconhecer como somos.
Seríamos bem mais felizes, mais livres
para sermos quem realmente somos, se
não tivéssemos o peso das expectativas
do gênero..."

You Might Also Like

8 comentários

  1. Esse livro é realmente muito curto, lembro que li ele em uma hora, algo assim, e nos faz pensar, na verdade enxergar como a questão de gênero afeta principalmente as mulheres, mas também aos homens. Ela faz isso de uma forma maravilhosa que nem sei descrever. Amei a resenha !!

    Beijos, Le.

    refracaocultural.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chimamanda arrasou nesse discurso né?!
      Foi muito reflexiva pra mim também lê, acho que é uma leitura com bastante aprendizado.
      Obrigada pela visita!
      <3

      Excluir
  2. Percebo, nos últimos anos, uma pequena evolução com relação a esse assunto, mas estamos apenas no início de uma longa jornada, afinal, o machismo vem do berço, né? Deve ser bem interessante acompanhar os relatos de uma nigeriana, apesar de ter uma cultura diferente e viver em outro continente os problemas e preconceito acabam se repetindo mesmo. Beijos! ;)
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Dai, se compararmos aos outros anos tivemos mesmo uma boa evolução. Mas como você disse é uma luta constante, e desconstruir algo que está tãããõ enraizado na nossa cultura ainda vai levar tmpo.

      Um beijooo <3

      Excluir
  3. Admiro esse trabalho porque é história de vida, de luta.
    Parabéns pela resenha, meninas.

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Hida, e é uma grande luta!
      Obrigadaaaa <3

      Excluir
  4. oi, oi.

    nessa época em que tanto estamos falando sobre o feminismo e apoio esse movimento, a leitura é mais do que obrigatória, né? infelizmente eu não estava sabendo de nada disso, tampouco da Beyoncé pelo meio, mas, logo de cara achei tudo interessante e tem o meu apoio.

    eu vou procurar esse livro pra ler e dar uma olhada no discurso. bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Driel!
      é verdade, Chimamanda é leitura obrigatória hahha
      Procure sim, você vai gostar muito.
      Um beijoo <3

      Excluir

Converse com a gente ♥

recent posts