Sure, debate: Faculdade?

15:00:00


Você NÃO precisa fazer faculdade assim que sair da escola.
Diante da pressão que vivi e que foi esse momento da minha vida, resolvi compartilhar com vocês e quem sabe ajudar.
Essa época de transição, de sair do ensino médio é toda errada. Meu professor dizia que você era colocado dentro de uma panela de pressão, e é isso mesmo. Você é obrigado a escolher o que quer fazer pelo resto da sua vida, é pressão de todos os lados. A sua, a da família e a da sociedade.

Quando eu sai da escola, foi desesperador. Eu não tinha NENHUMA noção do que queria fazer e do que escolher, e ao mesmo tempo parecia que todos ao meu redor tinham certeza de tudo.

Enquanto todas as minhas amigas já estavam escolhendo e entrando na faculdade, eu estava parada e em pânico. E é natural, afinal 17 anos. O que a gente sabe aos 17? Que certezas que a gente tem?
E mesmo assim, nos apontam o dedo e dizem que temos que decidir.

Por isso é tão importante que eu diga pra você agora: VOCÊ NÃO PRECISA SABER O QUE QUER. Você não precisa escolher uma faculdade assim que sair da escola.

Mas porquê?

Existem pessoas que já tem muita certeza do que querem. SIMMM! Isso é ótimo, mas a maioria está perdida. Até mesmo as pessoas que parecem ter muita certeza, normalmente não tem ideia de onde estão se metendo.

Então, tenha calma. Se você tem dúvidas, não escolha qualquer uma. Espere, trabalhe, faça outras coisas. As coisas vão continuar lá. Aproveite essa fase da vida pra adquirir maturidade e se conhecer melhor, porque é só assim que você vai saber o quer de verdade.

Mas claro, ainda que você se conheça bem, nunca vai ser o suficiente, então se você mudar de ideia, e achar que escolheu errado, vou te dizer outra coisa: NÃO TEM PROBLEMA! Como pessoas, e seres humanos, somo volúveis e feitos pra mudar de ideia. Não tenha medo de não ter certeza, de questionar suas escolhas, de trocar de faculdades mil vezes (só os ryycos hahah), a vida é feita pra isso. Para nos encontrarmos, e é questionando as certezas e mudando de ideia que isso acontece.


search by images
Entrei na faculdade esse ano, depois de sofrer muito e me culpar. Porque eu queria viver o que todo mundo estava vivendo, porque a sociedade me dizia que eu precisava de um diploma pra ser alguém. E agora depois de todas essas angustias que essa sociedade e eu colocamos em mim, eu sei que não. Um diploma não vai me fazer alguém melhor, meu curso e minha faculdade tem me auxiliado a crescer como pessoa antes tudo. E é isso que eu estou  buscando, crescimento pessoal e conhecimento, o diploma é consequência das notas que tirar, coisas necessárias pelo padrão educacional que temos.

Então quando você for escolher, seja aos 16, aos 18 ou 30 só se pergunte uma coisa "Qual é a minha motivação para entrar nesse curso?". Se a resposta for pressão dos pais, ou da sociedade, ou incerteza, ou qualquer outra coisa que não esteja ligado ao seu desejo próprio, pode ser que não seja legal. Mas lembre-se de não ter pressa e aproveitar esse momento.



You Might Also Like

20 comentários

  1. Isso é verdade, adorei as dicas, não adiantes passar 4 ou 5 anos fazendo um curso por influencia e que não seja por vontade propria, hoje estou no 5 periodo de contábeis e amo <3
    http://garotadelicada20.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi conceição!
      Verdade né?!
      Que legaaaal♥

      Um beijo♥

      Excluir
  2. Eu demorei a ir pra faculdade (comecei aos 23 anos), não porque não sabia o que fazer (embora, não soubesse), mas por que devido à situação financeira de minha família, isso era uma realidade distante. Então, comecei a trabalhar e as coisas se enrolaram um pouco. Mas, por volta dos 21, fiz um ano de curso técnico em administração, e abandonei por não me identificar com a área. Quando consegui uma bolsa pra faculdade, em Fisioterapia, também não fazia ideia se era o que queria, só depois de um ano e meio de faculdade foi que comecei a me ver como tal profissional e me dediquei ao máximo. Hoje sou realizada na minha profissão, e amo o meu trabalho. Acho que se tivesse feito curso universitário antes, não teria valorizado nem me dedicado da mesma forma, por isso concordo com vocês, é bom esperar um pouquinho e tentar adquirir algum autoconhecimento nesse meio tempo, enquanto se define do que se gosta, ou ainda do que não gosta.
    Sucesso meninas <3
    Beijo, beijo.
    http://ameninaquenaoparadeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê!
      Nada como esperar um tempinho né!
      A gente muda tanto, que é natural mudar ideia, por isso é ideial amadurecer um pouco.

      Obrigada pelo comentário!
      Um beijooo♥

      Excluir
  3. Adorei as dicas . Verdade não adianta pressão , muita gente vive me perguntando e dizendo qual devo fazer . Mais como ta ali não ter pressa . ♥
    yeahvouarrasar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu também tive muita dificuldade em escolher um curso e também uma faculdade haha! Ao sair da escola não tinha a menor noção do que fazer e cheguei a prestar vestibular para alguns cursos aleatórios, mas acabou não dando certo na época, e olha, acho que foi a melhor coisa que aconteceu.

    Só entrei na faculdade alguns anos depois, mais madura e mais decidida, me planejei e entrei numa faculdade pública. Enfim, não dá para se desesperar, cada pessoa tem um tempo, se precipitar não ajuda em nada! Adorei o post! Beijos!

    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Dai!
      Ainda bem que deu tudo certo, mesmo nessas linhas tortas.
      Realmente nosso maior erro é ter tanta pressa!

      Um beijo♥

      Excluir
  5. Graças a Deus que, apesar da pressão que sofri ao sair do ensino médio e entrar numa universidade, eu já sabia o que queria cursar.
    Galera acha que é o fim do mundo, mas se for parar pra pensar, de que adianta entrar logo na faculdade se não for um curso que você goste?
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      Ainda bem que deu tudo certo né?!
      Acho que são os hormônios que também influenciam nessa pressa toda hahahha

      Um beijo!

      Excluir
  6. Adorei as dicas <3
    Seu blog é lindo de verdade você é uma fofa que pelo jeito da muita dicas boas.
    Já estou seguindo este lugar lindo , venha me conhecer também : www.politicamenteincorreta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa Juu♥

      Obrigadaaaa por todos os elogios hahah
      Obrigada por nos seguir, logo menos faremos uma visitinha no seu ♥
      Um beijoo

      Excluir
  7. Adorei o post,isso acontece bastante , ótimas dicas. Parabéns e sucesso. Beijos www.mamaedemarina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Cinthia!
      Obrigada pela visitinha,
      um beijooo♥

      Excluir
  8. Olá, Paloma!
    Oi Meninas!

    Adorei o post e só li coisas que concordo. Quando sai do ensino médio eu realmente queria muitas coisas e querer muitas coisas é o mesmo que não ter certeza de nada também. Acho que a gente precisa de um tempo até saber e cair a ficha que o ensino médio acabou e agora precisamos pensar no que queremos para nossa vida. Pensar, não se jogar de cabeça num mar desconhecido no atlântico, onde tubarões comem nossas cabeças e não nos dão chances de pensar em nada para fora do mar.

    B-jão e boas aulas.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego!
      Bom ver você por aqui ♥

      é verdade, já vi muita gente com a cabeça comida pelos tubarões.
      Precisamos muito parar de nos pressionarmos e tudo dá crto.

      Um beijooo♥

      Excluir
  9. Ah, essa época de escolher o que cursar na universidade é bem impactante. Até hoje me sinto um pouco mal por ter desistido de continuar tentando passar em Artes e fazer Jornalismo só pra estar na faculdade, apesar de estar amando. Mas hoje vejo que não preciso ter pressa, posso fazer quantas graduações quiser. Amei esse tipo de post!

    Beijos, Le.

    Refração Cultural

    ResponderExcluir
  10. É bem bacana expor uma coisa assim. As pessoas precisam saber que isso é normal, elas não vão deixar de ser inteligentes e capazes porque não sabem (ainda) o que querem pra sempre. Eu vivi o outro lado da moeda. Apesar de saber meu curso não consegui ir em frente, mas de toda forma foi interessante descobrir que apesar de tudo continuo querendo isso. É a motivação maior. Muito bacana! Bjs, Blog B de Bia

    ResponderExcluir
  11. Acho que a escolha do curso deve ser feita de maneira tranquila. A minha irmã começou a faculdade quatro anos depois do Ensino Médio e foi mega feliz. Eu fiz logo depois da escola e também fui feliz com a escolha. Depende muito de cada pessoa. Vale escolher o que faz o coração pulsar forte.

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
  12. Amei o post! Faculdade é um assunto bem falado, principalmente quando se está no ensino médio. Assim que terminei o ensino médio sofri muito pressão da família, parentes e dos meus próprios amigos, para que eu entrasse logo na faculdade, mas dentro de mim mesmo eu me esforçando e estudando muito, eu sabia que na hora certa tudo aconteceria, sem pressa, sem precipitação e nem arrependimentos. Muito bom!

    Beiijos!
    http://blogillustrious.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Converse com a gente ♥

recent posts