Sure, resenha: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo de Benjamin Alire Sáenz

14:53:00


SWHAB
Aristóteles é um garoto de quinze anos solitário. Dante é confiante e falante. Em um dia qualquer os dois se encontram numa piscina pública. Ari não sabe nadar, e Dante o ensina. E assim dois universos aparentemente distintos, colidem. 
A amizade de Aristóteles e Dante começa naquele dia, naquela piscina, quando Dante ensina Ari a nadar. Desde então os dois convivem e se divertem juntos. Logo no início somos apresentados a dois amigos muito diferentes um do outro. Pelo menos Ari, o narrador dessa história acha isso: ele é o oposto de Dante.

Ele é introspectivo, quieto. Não fala muito sobre o que sente. Já Dante é articulado, falante, ama arte e poesia. Os dois pareciam tão distintos que era quase improvável que fossem amigos, mas são.


SWHAB
A narrativa gira em torno dessa amizade e de todas as descobertas dos dois. Ari está numa fase de transição. Ele ainda tenta conhecer a si mesmo, enquanto tenta descobrir sobre tudo. O silêncio do seu pai. O silêncio dos pais sobre seu irmão. Qualquer coisa é motivo para que ele se questione sobre algo.

Ambos são descendentes de mexicanos, e a família é uma parte muito importante do livro. E os pais deles também acabam sendo muito diferentes, mas similares. O pai de Ari passou por uma guerra, e quase não fala sobre nada. O pai de Dante é bondoso, e amigável. 
SWHAB
Ao longo do livro acompanhamos suas descobertas e essa troca maravilhosa que a amizade proporciona. Os dois aprendem muito um com o outro e também dá pra acompanhar o incrível amadurecimento dos personagens. E isso é tão grande que em certos aspectos até os pais acabam mudando algumas coisas juntos. 

A narrativa é fácil, e flui muito bem e todos os personagens são muito bem trabalhados. O leitor consegue se sentir tão parte da história que dá pra sentir empatia por todos.

Não vou mentir, eu esperava uma história incrivelmente fantástica. É tudo isso? Não. Mas é uma história leve e bonita sobre amizade e sobre descobrir a si mesmo e ao mundo. E ele consegue passar uma boa mensagem. Com certeza vale a leitura.


                                                   Facebook/Instagram/Twitter




You Might Also Like

8 comentários

  1. Nossa que legal, parece interessante ... Gosto muito dos dois, vou adicionar este livro a minha lista de compras *--*

    Super beijo
    www.bemvindaaos18.wix.com/blog

    ResponderExcluir
  2. De repente, se não fosse um livro yound-adult, seria mais uau... Também tive essa impressão com outro título de capa linda da Seguinte; o crescimento dos personagens e os elementos fantásticos da história são bem interessantes, mas o final é meio fuén, do tipo: "ahhh, já acabou, assim, do nada"? rsrsrs
    Enfim, mas to super na pilha de ler esse! Quer fazer uma troquinha literária não, Pah? kkkkk
    Bjusssss
    Reb

    http://blogpapelpapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa que bacana vou procurar para compra parece ser bem interessante!
    Um grande beijo e um ótimo final de semana!
    Fica com deus, e não esquece de ir ver a Juh aqui tenho post novo e esta super bacana!
    http://www.politicamenteincorreta.com/

    ResponderExcluir
  4. Haja dinheiro e tempo para ler todos esses livros rsrs. E como ando numa vibe de não criar expectativas em relação aos livros, talvez não fique com essa sensação de ué no final!!!
    Beijo, beijo.
    http://ameninaquenaoparadeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi :D
    Adorei sua resenha sincera, vejo muitos comentários sobre esse livro mas no geral não sei o que esperar. Saber que é uma história leve e bonita é interessante. Com resenhas anteriores imaginava sendo algo fantástico hihi bom que as expectativas não vão lá em cima pra não me decepcionar quando ler.


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha visto nada sobre esse livro e amei a resenha! Adorei a sua sinceridade. Quem dera se todas as resenhas fossem assim. Um beijo grande ♡

    ResponderExcluir
  7. Nossa os personagens parecem viver mesmo em realidades completamente opostas. Acho que uma relação de amizade entre duas pessoas tão diferentes só tem a acrescentar aos dois! :)
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  8. Oi Paloma, tudo bem?
    Essa foi a minha primeira resenha desse livro, e eu gostei muito!
    Acho a capa maravilhosa, e gostei de saber que não devo ter altas
    expectativas quanto ao enredo rs
    Adorei a resenha flor!

    Beijos!
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir

Converse com a gente ♥

recent posts