Sure, resenha: Tempo Seco de Clara Arreguy

15:00:00


Miriam mora em Brasília desde que deixou Belo Horizonte e, com a cidade algumas desilusões amorosas. Não dirige, é petista, tem pouco mais de 40 anos, e um bom emprego. É uma regular passageira de táxi, e por isso conhece os motoristas e suas histórias.
"Tempo seco" é um livro curto. São 126 páginas de histórias cotidianas de pessoas comuns. Há quem pense que entre um táxi e outro não há nada a ser contado, mas Clara foi além. Em sua narrativa, ela nos conta histórias reinventadas a partir de diálogos com seus novos amigos.

Ao longo do livro conhecemos um pouco de Miriam, a mulher solitária que anda por ai em táxis vivendo e ouvindo as vidas de outras pessoas, já que a sua própria encontra-se em estado de quase inércia.

O elenco de taxistas é constituído por Sr. Rodrigues, Sr. João, Sr. Bené, Sr. Wilson, Sr. Vavá e Sr. Nelsinho. Entretanto a história que conhecemos com mais profundidade no livro é a de Sr. Rodrigues, ou Nonato.


Nonato nasceu em maio de 1959, em João Pessoa, e tinha um irmão gêmeo que não sobreviveu. Nasceu numa família simples, pai porteiro e mãe costureira. Também havia Miro, o outro irmão, que lhe ensinou muito sobre política, era um militante assíduo.
Entre discussões sobre o tempo e política, descobrimos sobre a vida completa de Nonato Rodrigues, começo, meio e fim. Conquistas, tragédias e lutas. Ilusões e desilusões.

"Tempo seco", foi uma surpresa muito boa para mim. Fazia algum tempo que eu não pegava nenhum livro de ficção brasileira pra ler, e confesso que tinha esquecido da sensação boa de familiaridade que é ler algo que tem um contexto que se pode reconhecer, e que é próximo do que vivemos.

Apesar de estar desacostumada com esse gênero, e a obra ser um pouco mais madura, a escrita é de fácil compreensão. Mesmo as discussões sobre política são facilmente compreensíveis. Então se você tem receio de ler esse tipo de gênero não se acanhe, não é um monstro de sete cabeças.

Foi uma leitura deliciosa, posso dizer que tô prontíssima pra voltar a mergulhar nesse mundo nacional de novo rs.


Um adendo: Este livro foi enviado pra gente através de parceria (YAYY). A Clara Arreguy idealizadora da Outubro Edições, nos enviou e nós ficamos muito felizes de compartilhar com vocês um pouco das coisas que nascem em no nosso pais, e dão espaço para publicações independentes.

A Outubro Edições teve início nos anos 2000, e a editora Clara Arreguy, jornalista e escritora, publicou pelo selo vários de seus escritos, sendo um deles "Tempo Seco".
Para saber mais do trabalho da Clara e da Outubro Edições acesse a fanpage, ou o instagram.

You Might Also Like

5 comentários

  1. Sempre gostei de ouvir histórias, quando era criança adorava principalmente aqueles 'causos' mais maluquinhos, contados pela minha avó ou por uma amiga da família. prestava atenção em cada detalhe da conversa, me sentia parte daquela história. Acho que esse livro tem um pouco disso, né? Histórias de pessoas comuns, mas que despertam a nossa curiosidade e muitas vezes nos causa espanto ou admiração! Adorei a dica!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  2. Paloma, como você é rápida. Ainda não li o livro rsrsrs Quero ler logo r fazer resenha. Adorei o seu texto. Beijos! www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
  3. A premissa do livro me chamou muito a atenção, sempre achei esse tipo de narrativa, que se aprofunda na história de personagens que poderiam ser figurantes, interessante. E por ser um livro nacional já me sinto na obrigação de ler. Sua resenha ficou ótima (como sempre haha) !!!
    Aah, marquei vocês em uma tag lá no blog, vejam lá ;*

    Beijos, Le.

    refracaocultural.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que bom que curtiu, Pah! Vou ler agora em março <3 É noise no Bloco da Outubro!! rsrs
    Bjs,
    Reb

    http://blogpapelpapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eeeeeee, comecei a ler hoje hahaha então fico feliz que outros estão lendo e curtindo!!!
    Beijo, beijo <3

    A Menina que Não Para de Ler

    ResponderExcluir

Converse com a gente ♥

recent posts